sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O escritor e a Arte de não se fazer entender


Pensa...


" - O que escrevo destina-se antes de mais nada ao meu próprio entendimento. Serve para ajudar-me a compreeder o verdadeiro sentido de minhas visões. Não sou suficientemente instruída. Meu latim é muito fraco. Não escrevo para os outros. Não sei escrever na linguagem da Igreja."


Livro: O Mestre das Iluminuras (pág. 119)
Autora: Brenda Rickman Ventrease


Trecho do diálogo entre Finn, mestre iluminador, e uma anacoreta, Mãe Julian.


E a verdade é essa mesmo... Quer dizer, só no início.
No começo, o escritor escreve mais para se descobrir, se encontrar. Ainda nem tem público (e nem vai ter se não se achar). Então escreve para si, tentando encontrar a melhor forma de não se fazer entender, claro. Afinal, por que diabos um escritor de primeira viagem vai se preocupar com o leitor, se nem mesmo ele compreende o que quer?
Ora, ora, amigos, felizmente esse egocentrismo desproposital passa! o/ E logo somos agraciados com belas obras, criadas com aquela pitada de preocupação conosco, pobres leitores.



Como você se vê no que escreve? (Responde, vai... Quero saber XD)


Jamille:


Sinto-me (êÊ, frescura com ênclise!!!) perdida no meio de tantas idéias e poucas palavras. Normalmente considero tão restrito meu vocabulário, principalmente quando leio os textos de uma certo alguém viciado em ler o dicionário! ><
Mas gosto de escrever.
Gosto de pensar.
Só deveria, então, pensar mais antes de escrever... e escrever mais pra pensar. Sim!

Minhas personagens são sem rosto. A maioria. As que têm rosto, nenhuma condiz diretamente com o que sou, ou o que pretendo ser. Sei lá.
Pra ter uma idéia, tem O Casal (sem rosto) que, aliás, já apresentei um diálogo deles aqui; tem uma escritora quarentona-fumante-depressiva de olhos tristes (tem rosto); também tem a Clarisse (tem rosto... tem até nome!) menina porra-louca que coleciona... :x (segredo)
Portanto, vejo "Jamille" nas partes mais nada-a-ver... não que eu seja "bizarra" (o Blue que disse XP), mas é onde me vejo.
E quem é cego para o que escreve?


"O importante não é viver: é criar."
~Fernando Pessoa~

6 comentários:

  1. gostei do post (pricipalmente pq me considero co-autor dele por ter te dado o livro ahushausuhasuh)

    quem é doido por dicionario?
    faltou scarlett na lista XD

    acho tb que os textos devem estar em sintonia com o autor, algo meio intimista mas é verdade.
    Porisso existem escritores que uma obra, depois de fazer sucesso com um livro nao conseguem repetir o feito, pois ao pensar mto no leitor esquece da primeira pessoa que vai ler, ele mesmo. claro que alguns sao bons e escrevem bem sempre...

    no mais....ótimo post ^^

    ResponderExcluir
  2. completamente, não sei responder em "como me vejo no que eu escrevo" acho que tem muitas coisas no que eu escrevo que descrevem minha personalidade interior, aquela pessoa que eu sou e somente eu conheço o/

    isso traz questões "vilosofica" a minha mente, como por exemplo: eu sou só eu, ou sou mais milhoes de oportunidaes aproveitadas de ser eu mesmo?o que é ser? OO

    ou como diria um querido amigo... "o que é uma cadeira?"

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilharem o que pensam meus queridos e fiéis três leitores!!! XD
    hAUHAuHAuHAuHAuHAuhaUahUahUAHUAhHauHA
    Adoro vocês! ^^

    ResponderExcluir
  5. Claro, claro!!! Como pude esquecer de Scarlett e Morrice???
    Enfim... o louco por dicionários é o Pablo XP

    - Oh, Morrice! Como pôde? - chora Scarlett copiosamente.

    ResponderExcluir
  6. um novo leitor entra em cena, peço permissão pra comentar ao menos uma de suas escritas.
    nunk pensei que navegando por esse mundo on-line, acharia tanta coisa simples, porem interessante. Refletindo sobre esse ponto, percebo que talvez nem sejam as coisas propriamente ditas que tm um teor interessante, mas sim como vc os drescreve que os torna algo gostoso de ler!

    Não pensei que ir a noite no banheiro fosse tao ruim pra algumas pessoas, rsrsrsrsrsrs, não sabia que criar blog ja tinha virado moda!
    Enfim, há tbm que comentar sobre esse post em especial, atingiu-me de tal forma(pois tbm tenho algmas coisas que escrevo, mas nao publico) que começo a admirar alguem que nunk vi na vida!
    Jamille né?
    Quero te parabenizar pelo blog, vou continuar a ler as novas e ver algmas antigas!

    abraço!

    ResponderExcluir