quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Baker Street 221B

Toca violino, usa cocaína e é muito inteligente. Descobriu? Ele mesmo, nosso amado Sherlock Holmes! Os mais fantásticos casos desvendados por um homem apaixonado pelo mistério, e mais que isso, apegado às simplicidades que nos rodeiam.
Esse cara é realmente genial. E, mais que o próprio Holmes, Sir Arthur Conan Doyle foi a mente pensante a conceber esse gênio! \o/

E o que você aprende com Sherlock Holmes?

Não basta apenas admirar-lhe a solução para as tramas. É preciso aprofundar alguns de seus aspectos.

Um deles, que muito me marcou, foi a metáfora do cérebro humano com um sótão. Resumindo, ele diz, com muita razão, que precisamos ocupar nossa mente apenas com informações úteis. Parece simples, não? Na verdade, parece até que você já faz isso, certo?

PORÉM!!!, se parar pra pensar, vai ver que aprendemos muitas coisas inúteis. Um bom exemplo é o vestibular unificado.

Tal processo nos leva a assimilar milhares de coisas que não serão necessárias a longo prazo, ocupando o espaço que deveria ser destinado às tais informações úteis.

Infelizmente, temos que conviver com essa involução, só pra entrar na universidade e poder contribuir academicamente!

Com essa simples idéia de Holmes - descartar o inútil e guardar o útil - , teríamos mais chances de sermos EXCELENTES profissionais!!! Além de gênios... (E assim, não me encantaria tanto com o doido senhor tocador de violino, cheirador de cocaína, desvendador de "mistérios"...)



Isso tudo pra citar um cara que "revolucionou em mim".

2 comentários:

  1. O.o' legal! Não imaginava a relação que voce ia fazer no inicio do post....intrigante...estava pensando nisso a muito tempo né? XDDD

    Apesar de concordar as vezes acho que vou sentir falta de saber um pouco de tudo....acho que seria uma boa termos que aprender tudo mas ser avaliados só pelo que realmente importa né?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir