sábado, 1 de maio de 2010

"Goodbye, Sweet Hat..."

Primeira coisa: Insetos Dormem!

Infelizmente, nossa visão antropocêntrica do mundo nos faz pensar que esse sono é cheio de sonhos ou pesadelos, composto de diferentes fases e com resultados na memória!

O primeiro a descrever o sono de insetos foi o filósofo grego Aristóteles, seu estudo, dentre outros, deteve-se aos detalhes do sono das abelhas.
Depois disso, diversos estudos sobre a fisiologia/biologia/ecologia  de insetos vieram para sanar as milhões de dúvidas existentes.

Tal qual as atividades internas de todo ser vivo, a ritmicidade dos insetos é determinada pelas concetrações de hormônios. A interação com o ambiente coleta dados como intensidade luminosa, duração do dia, temperatura, umidade etc, para guiar e regular essas atividades internas.

Para a determinação da ritmicidade específica de cada inseto, o sinal mais utilizado do ambiente é certamente a luminosidade. A partir dela, é possível decidir entrar em ativiadade ou não, reproduzir, buscar comida, procurar outro lugar para viver, entrar em diapausa...ou não!
Mas... voltando ao sono, os insetos, de forma geral, passam na verdade por um estágio de sono-vigília, o qual se caracteriza por certa inatividade corporal, momento em que o animal apresenta baixa atividade metabólica, porém estão "atentos" aos perigos que lhes podem acontecer (por isso que, geralmente, preferem "repousar" em lugares escondidos, para diminuir as chances de serem encontrados enquanto tiram uma soneca).

Os mecanismos dessa ritmicidade são estudados pela CRONOBIOLOGIA, ramo da biologia que investiga os chamados fatores sincronoizadores, os quais são interpretados pelos centros nervosos, a partir de órgãos sensoriais, como sinais do meio, que irão regular a secreção hormonal e a atividade hormonal, determinando os diferentes momentos do organismo no ambiente.


Segunda coisa: Estou saudosista!

Hoje tive a maravilhosa oportunidade de escutar Angra depois de muito, muito, muito tempo! Que saudades da oitava série...
Logo comecei a pensar sobre o passado e coisas que eu tinha voltado a fazer, fosse por acaso, como escutar Angra, fosse conscientemente, como sair de preto no sol escaldante!

Esse post pode ser considerado uma dessas atitudes saudosistas, bem como ouvir Have a Cigar na fila do cinema, ou ainda voltar a tomar chá verde!

Há coisas mais específicas. Também após um longo intervalo de tempo, pude falar com uma pessoa muito especial, das antigas... conversamos altas coisas, coisas essas que retomaram seu significado no tempo, como se nunca tivessem sido indevidamente interrompidas...

Esses últimos tempos tenho estado feliz! Quinta-feira foi um dia maravilhoso, tive pequenas conquistas, coisas que só importam pra mim, mas que foram compreendidas e reconhecidas por grandes amigos que me acompanharam nesses momentos. Na sexta, dividi uma excelente noite cheia de sorrisos sinceros e gargalhadas espalhafatosas! Hoje (sábado-feira) assisti Alice in Wonderland!
Os dias não têm passado como nuvens (como brancas nuvens...), portanto eu não passarei por eles: deixarei que todos os momentos passem por mim, para que eu sinta de verdade o que está acontecendo comigo e com as coisas e pessoas ao meu redor, para que eu saiba que não tenho medo de viver!

Meu singelo até logo...

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vlw, qria muit saber s os insetos dormem. Eu sei q vc têm um grande futuro pela frente, como entomóloga, parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  5. legal o post, é legal pensar no passado, pensar nessas pequenas coisas que deixamos de fazer por algum motivo, as vezes acabamos pensando no quanto mudamos e se fomos nós que mudamos ou deixamos o mundo nos mudar, e se a mudança foi pra melhor ou pra pior... enfim é bom pensar XD
    E tambem é bom estar feliz, e praticar felicidade com seus amigos.
    E também é bom sentir as nuvens coloridas passarem por você como se fossem dias, "quem para pra escutar a 'vida' acaba conversando com ela"...
    pelo visto, está tudo de bom pra você, então que continue assim \o

    ResponderExcluir
  6. Aula de " sono dos insetos" com angra...
    O.ô
    Rsrsrsrs...

    Gostei do seu blog!

    Very good!

    bye

    ResponderExcluir
  7. Ai, o saudosismo... Tem vezes q eu passo horas, dias, semanas, lembrando d um pequeno fato, ou de dos meus amigos antigos (pq infelizmente, a gnt se sepraou). É tão bom. É quase tão bom quanto se enrolar no edredom numa manhã chuvosa de segunda-feira.
    E sobre os insetos: nunca me perguntei como era que eles dormiam, se dormiam... Mas o fato deles permaneceram em vigília até que é curioso.
    =D

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. além de ser bom pensar nas coisas que nos fazem rememorar os tempos antigos, é também refletir o que nos mobiliza a recorrer nesse pensamento: o que nos houve para pensar em saudosismo? qual foi o momento? será que foi alguém, encontrar alguém? alguma coisa importante, ou mesmo pouco relevante na época...
    Uma coisa é fato, a mudança é inerente nossa, tanto mudamos o mundo quanto ele[s] nos muda[m], é sempre uma troca que fazemos enquanto experienciamos a vida, mas é isso mesmo, sempre será um impacto, essa comparação entre o antes e o depois, porque nunca nos damos conta [de imediato] que mudamos...

    ResponderExcluir
  10. Que bom que a tua gargalhada pôde soar livremente e sem repressões, ela é tão boa e alta quanto a minha, rs. Caramba, acho que faz 10 anos que não ouço angra, manterei isso no passado, para que continue uma boa lembrança.
    Égua! insetos dormem! pode crer...

    ResponderExcluir