terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FSM 2009 e as gotinhas na Avenida...


Recepção à la Belém tradicional: chuvinha da tarde (toró desgraçado pra quem tem pressa...), calor humano, gente, gente, gente... É claro, não se compara ao Círio de Nazaré. Mas que lembra, lembra.

Eu tava lá, no Mar de Gente. Sentindo um pouco deslocada: um despinte categórico. Eu lá, erguendo a bandeira de um partido do qual eu não faço parte, mas simpatizo. Aliás, a história do PV (Partido Verde) é bem interessante.

"O Partido Verde surgiu como instituição política na Tasmânia (Austrália). Um grupo de ecologistas denominado United Tasmanian Group se reuniu pela primeira vez em 1972. O objetivo era impedir o transbordamento do Lake Pedder. Mais Tarde o grupo adotou o nome de Green Party. Hoje, o Partido Verde é parte decisiva na política australiana tendo elegido deputados e senadores."

A trajetória do partido no Brasil você confere no site:


Bom, eu não sei direito ainda o que é fazer parte de um partido político. Não sei como é estar ideologicamente sintonizada com várias pessoas que buscam um mesmo objetivo por via democrática (Será qie realmente buscam os mesmo objetivos? Será que vivem a ideologia em seu cotidiano?). O que é ser um militante de fato?

[Tenho que pensar mais antes de realmente decidir levantar uma bandeira.]

E, voltando ao FSM 2009, o que ele trará de bom para Belém? Ao final das contas (hauHauHAuHAuAH), Belém faz parte do mundo, duh! O que significa esse monte de gente aqui? Mais segurança, mais desespero? Movimentação econômica, lucros? Sair do anonimato ou passar uma imagem pior do que a já existente?

" O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária orientada a uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra."

Depois faço uma breve hitória do Fórum, relacionando os países e os resultados.

[Cara, que post chato... XP]


4 comentários:

  1. Eu gostei de vc falar sobre o forum o/
    não achei um post chato não, até pq eu realmente gostaria de saber o verdadeiro proposito desse tal forum social mundial, me disseram que existem palestras nele, mas eu não vi nenhuma, me disseram que seria um local pras pessoas discutirem problemas socias, mas eu não vi nada disso...

    afinal se só o que tem lá, é cerveja, "gringos", um monte de camisinha de graça que não presta,... pq chamam de forum social mundial, pq não chamam de "pará-folia sem musica" OO... ou talvez eu possa estar muito enganado, mas eu realmente quero que me provem que eu estou o/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Você escreve de uma forma que nada fica chato!
    Mas enfim, vamos ao Fórum. Eu estive presente antes, durante e depois do fórum, estava envolvido em um acampamento(o que não vem ao caso comentar, o que importa é que eu estava presente. Por tanto, tenho respaldo para falar sobre ).

    Para muito (muitos mesmo, quase todos) é a "terra sem leis", onde tudo pode e nada é impossível, a falta da intervenção da polícia proporciona um maior "aproveitamento" dos acampantes. Assim,de tudo acontece, pessoas fumam a "plantinha" livremente(acreditem, teve um fumante que foi até o posto dos bombeiros reclamar que tinham roubado a maconha dele. =S), indivíduos morrem em rituais xamanicos(nesse edição eu não fiquei sabendo se teve algum "abate", mas sei que em algumas anteriores teve), sexo ao vivo aberto ao público (com direito de microfone para a ampliação dos gemidos dos praticantes). Entre um back e outro acontece algumas palestras.

    O que pode ser observado claramente é a falta de perspectivas de vários jovens ali presentes(depois comento pessoalmente porque).
    Acho que o Anderson pode explicar um pouco sobre isso > http://bebadogonzo.blogspot.com/2009/07/adolescencia-roubada.html

    (não concordo com tudo o que ele diz nesse post, mas também não me sinto nenhum pouco ofendido com nada do que o post diz. =D)

    Tudo bem, tudo bem. Tem as partes boas do fórum. Ocorrem as palestras, debates, tem gente de fora, aumento dos lucros para o comercio, maior policiamento, aumento de empregos temporários( se fossem fixos seria bem melhor, mas para um pai de família, desempregado..esse empregos temporário foram bons, sem duvida), inclusão social(observei a inclusão social dos povos indígenas, onde vi presentes tribos Kaiapó(eca, kaiapó=capitalista), Assurini e Paraknã. Índio também é gente e as vezes é muito mais civilizado do que muitos moradores da "selva de pedras")

    Enfim, o forum é um lugar aberto, onde alguns procuram diversão outro solução e outros não sabem o que estão fazendo la e nem como chegaram.
    É um lugar livre para expor suas idéias, onde ideologias se confrontam.


    Sei la...não sei nem porque eu escrevi isso!
    hauhauaha

    (adoro seus posts, parabéns. Sucesso!)

    Beijos


    Obs: Quando eu crescer quero escrever que nem você!
    :D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir