terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FSM 2009 e as gotinhas na Avenida...


Recepção à la Belém tradicional: chuvinha da tarde (toró desgraçado pra quem tem pressa...), calor humano, gente, gente, gente... É claro, não se compara ao Círio de Nazaré. Mas que lembra, lembra.

Eu tava lá, no Mar de Gente. Sentindo um pouco deslocada: um despinte categórico. Eu lá, erguendo a bandeira de um partido do qual eu não faço parte, mas simpatizo. Aliás, a história do PV (Partido Verde) é bem interessante.

"O Partido Verde surgiu como instituição política na Tasmânia (Austrália). Um grupo de ecologistas denominado United Tasmanian Group se reuniu pela primeira vez em 1972. O objetivo era impedir o transbordamento do Lake Pedder. Mais Tarde o grupo adotou o nome de Green Party. Hoje, o Partido Verde é parte decisiva na política australiana tendo elegido deputados e senadores."

A trajetória do partido no Brasil você confere no site:


Bom, eu não sei direito ainda o que é fazer parte de um partido político. Não sei como é estar ideologicamente sintonizada com várias pessoas que buscam um mesmo objetivo por via democrática (Será qie realmente buscam os mesmo objetivos? Será que vivem a ideologia em seu cotidiano?). O que é ser um militante de fato?

[Tenho que pensar mais antes de realmente decidir levantar uma bandeira.]

E, voltando ao FSM 2009, o que ele trará de bom para Belém? Ao final das contas (hauHauHAuHAuAH), Belém faz parte do mundo, duh! O que significa esse monte de gente aqui? Mais segurança, mais desespero? Movimentação econômica, lucros? Sair do anonimato ou passar uma imagem pior do que a já existente?

" O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária orientada a uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra."

Depois faço uma breve hitória do Fórum, relacionando os países e os resultados.

[Cara, que post chato... XP]


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Campo Geral

" Vaqueiro Salúz disse que era o demônio que tinha entrado no corpo do Patorí; aí o Dito perguntou se Deus também não entrava no corpo das pessôas; mas vaqueiro Salúz não sabia." (Campo Geral - João Guimarães Rosa)

Que sacada perfeita... quando li, encantei! *O* Ditinho é realmente admirável. Cheguei a chorar com sua partida (sim, ele morre *spoiler*). A própria Rosa dizia que Dito era um velho bem velho ainda jovem, uma criança. E não absorvam uma conotação pejorativa. Essa velhice à que se referia Rosa é a sabedoria. Mas uma sabedoria um tanto curiosa: um garoto com menos de uma década de vida (ou pouco mais, se não me engano), já cheio de respostas pra perguntas que ainda encucam muitos por aí. Um espírito elevado, quem sabe? De qualquer forma, a presença do Dito é essencial, afinal de contas era o irmão preferido de Miguilim. Não que não gostasse do demais, mas o Dito... E não só por isso, o pequeno Dito também vem pra mostrar coisas simples, que ninguém nem se dá conta nos Gerais (e fora do MutuM).

Owwws! Mas que diabo de dificuldade pra me expressar? Alguém conseguiu entender por que me encantei com esse trecho? (manifestem-se XD ) Na verdade, encantei-me com o livro todo - como manda a próclise! Admito que o início é chato. Mas um bom leitor não desiste tão fácil assim. Mas também não sou uma boa leitora! Sou só teimosa. E, querendo ou não, quem não é contagiado pelo lirismo de João Guimarães Rosa? (não respondam!)

Eu queria cavar mais fundo e, descobrir pra vocês camada por camada dessa história linda. Mas vai que algum professor de literatura vê, aí vai dar confusão... HAuHAUhUAhUahUAh Brincadeira, eu que não sei mesmo fazer essas coisas. Como já dizia uma velha amiga, eu não sou nem um pouco didática! ^^ Fato é que, tão original quanto a forma de como a hstória é contada, são as expressões usadas, ora típicas do sertão de minas, ora, não sei se me engano de novo, neologismos como "ressofrer" , que idéia...

Trailer do filme Mutum:
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2106652254951484018&pli=1

[Ler primeiro o livro: melhor opção! 8D]

domingo, 25 de janeiro de 2009

CastanhaZ na Parede

"Endereço eletrônico do Blog: castanhasnaparede.blogspot.com", e então o programa do blogger responde "URL já existente". ÓDIO! ò.ó Afinal de contas, quem mais teria essa idéia? Então, tomada pela gana de estrangular a (o) FDP que já tinha esse endereço, busquei rápido no google pelo MEU amado título. Quer saber a parte idiota da estória? HAUhAuHAUhUAhUAh! O blog já existente com esse nome era meu! XD Tá lá pra qualquer um ver: Castanhas na Parede - castanhasnaparede.blogspot.com - Jamille Costa Veiga. Que coisa, não?
E foi assim que o Castanhas renasceu como CastanhaZ! \o/ *mágica*
Portanto, nada de susto! Se acessar errado com S, é só trocar pelo Zzin' 8D